Autoconhecimento, você sabe por onde começar nessa jornada?
- Kellen Mensing
- 1 de out. de 2022
- 2 min de leitura

Por Carol Frello (@carolfrello)
Terapista Holística
Muito tem se falado sobre autoconhecimento, alguns já entenderam o que significa isso em sua vida, outros não tem a menor ideia do que seja, e há ainda aqueles que vivem o autoconhecimento, sabendo que faz parte da própria vida, todos os dias é uma oportunidade de se conhecer um pouco mais, não é algo, nossa já “me autoconheço” e pronto, “sou assim”.
Tudo que definimos “é assim”, estamos limitando, impedindo a oportunidade de novos conhecimentos e possibilidades.
Autoconhecimento segundo o dicionário da língua portuguesa é “conhecimento de si mesmo, das próprias características, sentimentos, inclinações etc.”
“Conhecimento de si mesmo” o que você sabe sobre si mesmo, além da sua história,que é o que se apresenta no externo. Internamente, vc se conhece?
“Das próprias características”, além das suas características físicas, você se vê como uma pessoa mais otimista, mais pessimista, está sempre na neutralidade, etc.
“Sentimentos”, e aqui?! Aqui tem coisa hein, você reconhece seus sentimentos, como eles se formaram dentro de você, o que sustentam eles, sejam eles positivos ou negativos, segundo o seu julgamento, porque tudo para estar em equilíbrio tem os dois polos, então o positivo e negativo são pontos de vista, sem julgamentos.
“Inclinações”, quais suas tendências, você se atrai por quais tipos de assuntos e pessoas, e situações e trabalhos, você só segue a manada, ou sabe exatamente o que aquece seu coração.
Autoconhecimento não é um ponto de chegada, é um caminho, uma jornada, ou melhor, é um exercício, atividade que devem estar na nossa vida cotidiana, permitir se “autoconhecer”, é viver em liberdade todos os dias, a liberdade de ser você mesm@.
Como se faz isso?!, olhando para dentro, se observando, reconhecendo a sua história, aceitando ela e a si mesm@, leituras, conteúdos que agregam valor, se valorizando em todos os seus aspectos, criando, sonhando, e também descansando. Vivendo a sua vida com liberdade, amor e responsabilidade.
Doses diárias de conhecimento sobre si mesma(o), conhecendo como você funciona, o que realmente gosta, o que aquece o seu coração, o que chateia, o que causa raiva, em que lugares da sua história você se aprisiona, quais são seus planos, desejos, sonhos, e o que sustenta tudo isso dentro de você, de onde vem.
Bastante coisa neh, tudo isso é o que somos, por isso não é um local fixo, é uma construção, é sempre uma experiência, uma jornada.
Carol Frello
Comentarios