top of page

Os benefícios terapêuticos de trabalhar com as nossas mãos

  • Foto do escritor: Kellen Mensing
    Kellen Mensing
  • 28 de ago. de 2022
  • 3 min de leitura

Aprender algo novo. Errar e repetir a dose até acertar. Ultrapassar o desafio do desconhecido. Observar o barro se tornando algo único, artesanal, seu.



Nós bem sabemos que o prazer que essa prática proporciona não tem preço. Seja como hobby, profissão ou até estilo de vida.



Mas, além disso, já existem benefícios claros da cerâmica para a saúde. Bom para a mente e para o corpo, a cerâmica é uma atividade que só tem a acrescentar positivamente na sua vida. Quer entender por que fazer arte com o barro é tão bom?


1. Melhora a concentração

As atividades manuais demandam muita concentração e atenção, e com o tempo, esse hábito faz com que você consiga ter muito mais foco, tanto na prática como em outras esferas da vida. Ou seja, é ideal para quem tem dificuldades ao se concentrar ou para momentos que estiver muito agitado e ansioso. Você entra em um mundo onde esquece de todo o resto, podendo se concentrar até mesmo em pé, enquanto molda sua mais nova peça pra sua casa. Para mim é meditação em movimento!


2. Reduz o estresse

A química do cérebro se transforma durante – e após – o manuseio com o barro. Nesse sentido, além de diminuir os hormônios que causam estresse, ao realizar a atividade os níveis de serotonina e dopamina aumentam. Esses hormônios são responsáveis pelas sensações de bem-estar e prazer, ou seja, você sai leve, satisfeito e feliz após dedicar um tempinho para as suas criações.

Além disso, entramos em um mundo à parte devido a concentração necessária, esquecendo de tudo ao redor, inclusive os nossos problemas.


3. Você fica mais relaxado

Amassar e esticar o barro é um repetir de movimentos e você sabia que isso ajuda a acalmar o coração e a baixar a pressão sanguínea? Logo, a nossa sensação de conforto e relaxamento aumentem.


4. Autoestima lá em cima

Ser capaz de criar algo do zero traz uma sensação de prazer e orgulho muito grande. Gera um sentimento de dever cumprido e a noção de que existe espaço para se expressar, o que ajuda a aumentar a nossa autoestima. Seja como for, nos sentimos produtivos e úteis, o que ultrapassa os limites da cerâmica, mudando a nossa forma de nos enxergar.


5. Quebra barreiras e preconceitos

Não há diferença entre as criações de homens, mulheres, jovens ou crianças e entre as gerações, portanto, uma forma de quebrar barreiras e mostrar que não existem atividades específicas para um gênero ou idade, é por meio da cerâmica. Somos todos artistas, ceramistas, artesãos...

Com isso, podemos abraçar a bandeira de que seja quem você for, essa arte também pode ser para você.


6. Ajuda a passar por momentos difíceis

Vivemos algo que não esperávamos e que mudou a nossa vida completamente: uma pandemia. Tivemos que lidar com o desconhecido, ficamos ansiosos.

Durante essa crise, a cerâmica foi a válvula de escape para muito de nós, uma forma de lidar com tudo isso, por ser bom para a saúde mental e, ainda, uma forma de ganhar um dinheiro extra.

Esse foi um exemplo para o momento do qual todos nós vivemos muito recentemente, mas vale para qualquer fase da vida e em inúmeras dificuldades que aparecem no decorrer dela, a cerâmica, pode sempre ser sua fiel aliada.


7. Tudo de bom e ainda pode ser a sua fonte de renda

Atualmente, está voltando a ser valorizado o que é feito à mão, o artesanal, o handmade. E peças em cerâmica são itens que nunca saem de moda e TODO MUNDO TEM pelo menos uma peça. Assim sendo, são várias as oportunidades no mercado para quem quer viver da sua arte. E trabalhar com o que a gente ama influencia diretamente na nossa saúde também.


Funcionou para mim e vai funcionar para você também


 
 
 

Comments


bottom of page